Programas de Testes de Videojogos – Porque São Ótimos para Uns, mas não para Outros?

Procura de um emprego convencional

Se pretende um emprego convencional, pode optar por procurar ofertas, enviar currículos e comparecer a entrevistas, com todos os gastos que isso implica. Caso seja selecionado, consegue um emprego em que recebe um salário por inteiro, não tem de pagar nada a ninguém nem fica a dever nada.

Outro método pode ser dirigir-se a uma agência de emprego, em que tentam encontrar-lhe um emprego entre as centenas de possibilidades. Podem sujeitá-lo a uma série de entrevistas, a partir das quais recolhem informação para selecionar a melhor oferta de entre as disponíveis na base de dados. Normalmente, as empresas de recrutamento cobram àquelas que as procuram em busca de colaboradores.

Em alternativa, existem as entidades direcionadas para os “freelancers”, que costumam cobrar taxas ocasionais ou regulares.

Empregos como testador de jogos

Com os empregos como testador de jogos, as opções reduzem-se ao mesmo. Tanto pode procurar empregos por iniciativa pessoal, como trabalhar com um programa de emprego para fazer testes de jogos, como encontrar oportunidades semelhantes às das agências “freelancers”, pagando uma taxa em troca de serviços.

Como saber qual a melhor opção para si?

Os testadores de jogos experientes não vão receber benefícios de um programa. Se este é o seu caso e lhe parece que as ofertas disponibilizadas por estes programas não o ajuinside-the-dream-job-of-a-video-game-testerdam, mas mantém a intenção de procurar emprego por conta própria, pode optar pela ajuda de uma agência de recrutamento tradicional. Esta é a opção ideal se pretende uma melhor posição profissional ou se está aberto a outro tipo de propostas.

Se é um principiante, provavelmente encontrará vantagens nos programas, de entre os quais os disponibilizados pelas faculdades são os melhores, se pretender formação na área. Investir na formação académica enquanto participa num programa “freelance” talvez seja a melhor aposta para quem não tem experiência.

E se estiver apenas interessado em dinheiro fácil?

Neste caso, precisa de prestar atenção aos trabalhos que escolhe. A maioria dos programas oferece trabalhos de experiência de consumidor e de garantia da qualidade. Estes costumam dar mais lucro, mas não são tão fáceis nem agradáveis.