O Java é Realmente Bom para o Desenvolvimento dos Jogos para Telemóvel?

Atualmente, o sistema Android domina o mercado mundial de “smartphones”, e tudo indica que a Google Play Store disponibiliza mais aplicações e jogos do qfree-to-playue a Apple Play Store. As tendências sugerem que os criadores de jogos preferem desenvolver aplicações para a plataforma Android, com a opção de o fazerem em C, C++ ou Java. No entanto, o Java continua a ser a linguagem oficial para desenvolver jogos e aplicativos para o sistema operativo móvel da Google, que recomenda a sua utilização, em harmonia com a preferência dos programadores. Que motivos poderão ter para essa predileção?

O Java é uma linguagem de programação popular

O Java é atualmente uma das linguagens de programação mais conhecidas, utilizada para criar aplicações “web” e para telemóveis, daí que muitos principiantes optem por uma linguagem que lhes permita trabalhar com uma grande variedade de aplicações. Além disso, o Java permite escrever, compilar e depurar códigos, sem grande esforço.

O Java é uma linguagem de programação para múltiplas tarefas

Esta é uma necessidade essencial para se poder desenvolver várias tarefas em simultâneo com um único programa. Deste modo, os utilizadores podem jogar enquanto executam outras funções no telemóvel, alternando entre elas.

Facilita o desenvolvimento de jogos entre diferentes plataformas

Ao contrário de outras linguagens de programação, o Java permite transportar aplicações entre diferentes plataformas. Basta que o programador escreva o jogo em Java uma única vez e depois o faça correr em múltiplos equipamentos e plataformas, sem necessitar de reintroduzir o código.

Ajuda os criadores a construir jogos sem falhas

O Java permite aos programadores identificar e corrigir erros, rápida e atempadamente, mesmo que ocorram no momento da execução do código.

Muitas ferramentas para o desenvolvimento de jogos

Com o Java é possível ter acesso a um grande número de ferramentas para construir jogos para telemóveis em 2D e 3D, rapidamente. Mecanismos como o jMonkeyEngine permitem criar mundos fabulosos em 3D, além de melhorarem o desempenho dos jogos e de permitirem passá-los para diferentes plataformas.