O Futuro dos Jogos – Realidade Virtual e outras Tendências

O desenvolvimento tecnológico não dificulta profecias sobre o futuro dos jogos, que nas últimas décadas têm atingido novos patamares de evolução. Desde os jogos 2D, os videojogos vêm-se aproximando de cenários reais, e é nesse encalço que as consolas têm seguido.

Assim, têm sido lançados equipamentos de realidade virtual como o Occulus Rift e o Projeto Morpheus, o primeiro da propriedade do Facebook e o segundo da Sony. Ambos querem proporcionar aos utilizadores a melhor experiência de jogo, ao possibilitarem que interajam com tudo o que os rodeia nos cenários virtuais. É assim que pode caminhar, dançar, voar e disparar como nunca foi possível no mundo da realidade virtual.

Deixando por momentos um pouco de parte a realidade virtual, há equipamentos de reconhecimento de gestos, como o Leap Motion, que permitem jogar videojogos ou trabalhar nos computadores utilizando apenas gestos de mãos, o que enriquece a experiência de trabalho ou de lazer.

Temos assistido igualmente a um aumento de popularidade de plataformas de jogo online, como a Steam. Por sua vez, a Google Play Store e a Appstore continuam a apostar nos jogos para telemóveis, sendo que a Google Glass tem alahtc-vivergado a possibilidade de utilizar jogos de realidade aumentada (AR).

Devido à crescente procura no mercado de consumidores, existem hoje novas perspetivas para os “gadgets” de jogos. Com equipamentos como o Occulus Rift e o Sony Prometheus, as promessas parecem seguras. Embora ainda não estejam completamente ao dispor do público, terão grande sucesso assim que isso aconteça.

Os jogos online como o “Dota 2” e o “World of Craft” têm a participação de um público numeroso. O seu atrativo é receberem constantes modificações, o que faz com que nunca tenham fim e continuem a melhorar enquanto os seus criadores assim o desejarem. A possibilidade de jogar contra jogadores reais é uma experiência que todos apreciam.

Devido a todas estas vantagens, os jogos online têm crescido em popularidade. Com a opção de jogadores múltiplos, o futuro parece girar em torno deles. Para começar a usufruir da experiência, precisa apenas de uma boa ligação à Internet.