História dos Videojogos – o Primeiro Videojogo de Sempre

De acordo com Ian Blake, que se dedicou a aprofundar a história dos videojogos, não há uma resposta fácil à pergunta “Qual foi o primeiro videojogo criado?”, pois depende do conceito que tenhamos de “videojogo”. Antes de mais, é necessário saber se nos referimos ao primeiro videojogo comercial ou ao primeiro jogo digitalmente programado, pois obtemos para cada pergunta uma diferente resposta. Para simplificar, Blake criou uma lista de alguns dos jogos que podem ser mencionados em qualquer dos casos, ressalvando que nenhum foi criado com um objetivo de lucro, já que estava longe da imaginação de qualquer pessoa a indústria que viria a emergir.

  • Cathode Ray Tube Amusement Device: É oficialmente considerado o primeiro mecanismo de videojogo já criado. Da autoria de Thomas T. Goldsmith Júnior e Estle Ray Mann, foi fabricado na década de 40 e submetido a uma patente norte-americana, que lhe foi concedida em 1948. Tratava-se de um circuito analógico, com um conjunto de botões usados para fazer mover um ponto que aparecia no tubo de raios catódicos. O jogo foi insmedium_50701pirado no modo como os mísseis apareciam nos radares, durante a II Guerra Mundial, sendo o seu objetivo controlar um míssil, de modo a atingir um alvo.
  • NIMROD: Nome de um mecanismo computacional digital da década de 1950. É um jogo de estratégia para dois jogadores, que se acredita ter tido origem na China antiga.
  • OXO: Versão digital do “Tic-Tac-Toe”, foi concebido em 1952 para um computador EDSAC, por Alexander S. Douglas, da Universidade de Cambridge.
  • Ténis para Dois: Criado em 1958 por William Higinbotham, um físico que trabalhava no Laboratório Nacional de Brookhaven, como forma de entreter os visitantes. É considerado o primeiro videojogo de sempre, embora muitos afirmem que é um jogo de computador e não de consola.
  • Spacewar: Produzido em 1961 por Steve Russell, com a colaboração de outros investigadores do MIT, onde na década de 60 se fazia pesquisa na área dos computadores. Este é não só considerado o primeiro videojogo genuíno, mas sabe-se também que foi o predecessor dos jogos “arcade”, tal como a inspiração para o arranque da indústria.