Benefícios dos Jogos – PC e Videojogos

Os jogos para computador e os videojogos, além de proporcionarem bons momentos de diversão, apresentam benefícios que muitas vezes desconhecemos ou desvalorizamos. São eles, no caso das crianças, o desenvolvimento de:

  • Capacidades de raciocínio cognitivo;
  • Capacidades motoras;
  • Capacidade de tomar decisões em tempo real;
  • Coordenação olho/mão;
  • Capacidades cooperativas.

Mesmo os jogos mais gráficos e violentos podem desempenhar um papel importante na maturação das crianças, ao melhorarem a sua confiança e desenvolverem as suas aptidões para o trabalho em equipa. Além disso, os jogos estimulam a imaginação através do “role-playing”.

Se estas são as mais-valias de que as crianças tiram proveito, o que dizer dos adultos? Na realidade, a investigação tem demonstrado que, embora muitas vezes se relevem os malefícios do jogo, as suas vantagens ultrapassam o peso das desvantagens.

De acordo com estudos realizados pela Universidade de Rochester, quem joga certo tipo de videojogos revelou melhorias no desempenho de múltiplas tarefas, na capacidade de atenção, no rigor e na visão. Descobriu-se que a concentração num jogo distrai a mente da dor e do desconforto. Por esse motivo, já houve hospitais a sugerir às crianças, e a outros pacientes que pGirl_plays_Pac_Manassam por tratamentos dolorosos, que jogassem jogos para reduzir o seu desconforto e ansiedade.

Alguns videojogos mostram contribuir para a flexibilidade cognitiva, que é a capacidade de alternar entre várias tarefas. No estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, um grupo de investigadores descobriu até que a população mais idosa que joga videojogos ocasionalmente descreve um estado de bem-estar geral e de contentamento. Aliás, outro ponto a favor dos jogos é que promovem os laços familiares, já que alguns deles podem e devem ser jogados em grupo.

A única coisa que é necessário acautelar é que o jogo não se torne viciante, pois não é aconselhável passar várias horas seguidas a jogar, perdendo a noção do tempo, do espaço e descurando responsabilidades pessoais. Se os jogos forem utilizados com moderação e de acordo com a faixa etária para que são indicados, podem advir daí muitos dos benefícios acima apresentados.